PPGEC
Dissertações
A percepção de professores de química do ensino superior sobre experimentos didáticos controlados remotamente: um estudo a partir da construção de uma titulação ácido-base
Autor: Jade Carvalho Ferreira
Orientador(a): Prof. Dr. Mikael Frank Rezende Júnior
Produção de materiais didáticos por licenciandos em química como prática formativa para o uso da história da ciência na educação básica.
Autor(a): Elias Vitor Bordinhon
Orientador(es): Prof. Dr. João Ricardo Neves da Silva
Simulações computacionais no ensino superior: um estudo sobre as concepções de docentes de química
Autor(a): Isabella Rizzo Contarini
Orientador(es): Prof. Dr. Mikael Frank Rezende Junior
Ensino de física e educação especial: atividades experimentais inclusivas e suas contribuições
Autor(a): Natã Nadher Rezende
Orientador(es): Profa. Dra. Denise A. P. Ferraz
Diálogo entre um cientista e estudantes do ensino médio sobre a otimização de dispositivos tecnológicos
Autor: Vinicius Dias Santos
Orientador(es): Prof. Dr. Newton de Figueiredo Filho
O estado da arte das pesquisas sobre negacionismo científico na educação em ciências
Autor: Lucas Mariz Silva
Orientador(es): Prof. Dr. Evandro Fortes Rozentalski
As potencialidades de um experimento controlado remotamente sobre o tema energia renovável: uma análise da percepção de estudantes de um curso de licenciatura em física em fase final de formação
Autor: Thiago Coimbra de Gusmão
Orientador(es): Prof. Dr. Mikael Frank Rezende Junior
O programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID/UNIFEI) e a formação de professores na perspectiva da temática ambiental
Autor(a): Gabriella Elisa Ramos Dias
Orientador(es): Profa. Dra. Janaina Roberta dos Santos
A inserção da temática ambiental nos cursos de licenciatura em biologia, física, matemática e química da UNIFEI
Autor(a): Robson Maroti Junior
Orientador(es): Prof. Dr. Luciano Fernandes Silva
Ensino de química na perspectiva inclusiva: um mapeamento nos programas de pós-graduação da área de ensino
Autor(a): Marcela Openheimer Pereira
Orientador(es): Profa. Dra. Denise Pereira de Alcântara Ferraz
Desenvolvimento profissional de professores de matemática que discutem e elaboram propostas de aulas investigativas em um contexto colaborativo: um olhar para a comunicação
Autor(a): Sara Carolayne Mendonça Salgado
Orientador(es): Profa. Dra. Eliane Matesco Cristovão
A divulgação científica no currículo de cursos de licenciatura em ciências e matemática da Universidade Federal de Itajubá
Autor(a): Willian Guimarães de Carvalho Costa
Orientador(es): Profa. Dra. Jane Raquel Silva de Oliveira
Educação ambiental e as aproximações entre empresas e escolas: o caso do programa Pró-mananciais na Bacia Hidrográfica Sapucaí
Autor(a): Gabriel Lisboa de Melo
Orientador(es): Prof. Dr. Luciano Fernandes Silva
Docência e inclusão escolar: um estudo sobre os desafios para professores de ciências
Autor(a): Isabella Balducci Rezende
Orientador(es): Profa. Dra. Denise Pereira de Alcântara Ferraz
O uso de metodologias ativas na disciplina de anatomia em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
Autor(a): Aline Simões de Souza Junqueira
Orientador(es): Prof. Dr. Newton de Figueiredo Filho
Conversa com cientista: compreensões de professores de física sobre a produção do conhecimento científico
Autor(a): Claudilene Ribeiro Braga
Orientador(es): Prof. Dr. Newton de Figueiredo Filho
A tabela periódica segundo a cosmoquímica: um jogo digital no ensino de química
Autor(a): Crediana Chris de Siqueira
Orientador(es): Prof. Dr. Newton de Figueiredo Filho
Possibilidades do uso do celular para o ensino de funções trigonométricas por meio de tarefas investigativas
Autor(a): Patrick Eduardo da Conceição
Orientador(es): Prof. Dr. Newton de Figueiredo Filho
Estado do conhecimento das pesquisas brasileiras que investigam interfaces entre matemática e arte no ensino
Autor(a): Bruna da Rosa Santos
Orientador(es): Profa. Dra. Eliane Matesco Cristovão
Conhecimentos matemáticos para o ensino mobilizados por licenciandos no estudo de tópicos da história da matemática
Autor(a): Hednan Guimarães Mota
Orientador(es): Profa. Dra. Mariana Feiteiro Cavalari
A aplicação de uma sequência didática de modo a otimizar a aprendizagem do conteúdo de fusão nuclear utilizando como tema gerador a evolução estelar.
Autor(a): Gabriela Corrêa dos Santos
Orientador(es): Prof. Dr. Agenor Pina da Silva
Contribuições do estudo de episódios históricos para a formação inicial: uma análise de conhecimentos de professores de matemática
Autor(a): Bruno Cavalcante Martins Noronha
Orientador(es): Profa. Dra. Mariana Feiteiro Cavalari
Práticas pedagógicas com TDIC por professores de ciências da natureza do ensino médio
Autor(a): Lorena Maria Batista
Orientador(es): Prof. Dr. Mikael Frank Rezende Júnior
Educação matemática crítica e a pedagogia progressista: colaborações dessa relação em uma formação continuada de professores para a justiça social
Autor(a): Sadhu Abraham Vicencio Andrade
Orientador(es): Prof. Dr. João Ricardo Neves da Silva
A temática ambiental e o processo educativo em escolas municipais: um estudo realizado com diretores de unidades escolares da secretaria regional de ensino de Itajubá
Autor(a): Elisandra Aparecida Silva Fernandes
Orientador(es): Prof. Dr. Luciano Fernandes Silva
BAIXAR
Aproximação entre escola e cientistas em atividades de divulgação científica: quais aspectos da natureza da ciência emergem nesse contexto?
Autor(a): Ana Caroline Vieira Correia
Orientador(es): Profa. Dra. Jane Raquel Silva de Oliveira
Propostas com materiais manipulativos e jogos para o ensino da matemática na perspectiva inclusiva: um estudo com foco nos conhecimentos de futuros professores
Autor(a): Jean Carlos Lemes
Orientador(es): Profa. Dra. Eliane Matesco Cristóvão
A inserção da Temática Ambiental nos cursos de Licenciatura em Matemática das universidades federais do estado de Minas Gerais
Autor(a): Laís Helena de Freitas
Orientador(es): Profa. Dra. Janaína Roberta dos Santos
Contribuições do uso de tecnologias para o ensino de ciências e matemática na perspectiva inclusiva: um estudo a partir de teses e dissertações
Autor(a): Patrícia Sousa Carvalho
Orientador(es): Profa. Dra. Denise Pereira de Alcântara Ferraz
A temática da educação inclusiva em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em ciências biológicas
Autor(a): Juliani Flávia de Oliveira
Orientador(es): Profa. Dra. Denise Pereira de Alcântara Ferraz
O uso de sinais de libras no ensino de ciências sob a perspectiva de teses e dissertações
Autor(a): Helen Cristine Martins Sônego
Orientador(es): Profa. Dra. Denise Pereira de Alcântara Ferraz
Abordagem ciência-tecnologia-sociedade em textos da revista pesquisa FAPESP que abordaram o tema coronavírus
Autor(a): Thais Vilas Boas Messias
Orientador(es): Profa. Dra. Jane Raquel Silva de Oliveira
Reflexões acerca da produção de materiais digitais por estudantes com TEA para a aprendizagem de conteúdos de ciências
Autor(a): Valéria Maria Gomes Braga
Orientador(es): Profa. Dra. Denise Pereira de Alcântara Ferraz
Ensino remoto emergencial e o fazer pedagógico na cultura digital: uma análise interpretativa baseada na Grounded Theory
Autor(a): Daysemara Simone Santana Trindade
Orientador(es): Profa. Dra. Alessandra Rodrigues
O regime especial de atividades não presenciais (REANP) nas percepções dos professores e gestores da rede pública de Minas Gerais: um estudo na microrregião de Itajubá
Autor(a): Lizziane Tejo Mendonça
Orientador(es): Prof. Dr. Mikael Frank Rezende Junior
Metodologias ativas na robótica educacional: possíveis articulações com o currículo de ciências?
Autor(a): Sabrina Espíndola Gonzaga
Orientador(es): Profa. Dra. Alessandra Rodrigues
A natureza da ciência em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em química, física e ciências biológicas de universidades federais de Minas Gerais
Autor(a): Paola Tatiane Colósimo
Orientador(es): Profa. Dra. Jane Raquel Silva de Oliveira
Um estudo sobre as contribuições das metodologias ativas e da personalização no ensino de ciências
Autor(a): Maria Magali Borges Costa
Orientador(es): Prof. Dr. Newton de Figueiredo Filho
Análise dos sentidos atribuídos ao termo cotidiano no ensino de ciências nas pesquisas apresentadas nos ENPEC
Autor(a): Nathalie Guerra Vilela
Orientador(es): Prof. Dr. Agenor Pina da Silva
Ambientalização curricular nos cursos de licenciatura em Itajubá, estado de Minas Gerais na modalidade de educação à distância (EAD)
Autor(a): Silvia Arcanjo Carlos Ribeiro
Orientador(es): Prof. Dr. Ricardo Shitsuka
A história da matemática na formação inicial de professores: um estudo sobre os conhecimentos matemáticos para o ensino
Autor(a): Ana Cristina Silva Pereira
Orientador(es): Profa. Dra. Mariana Feiteiro Cavalari
Educação Financeira no Ensino Médio Integral e Integrado: um estudo da própria prática
Autor(a): Ivan Schumann De Melo Santos
Orientador(es): Profª Dra. Eliane Matesco Cristóvão
Instrução pelos colegas em aulas remotas: uma aplicação em uma disciplina de prática de ensino de Física
Autor(a): Juliana Fernandes Costa
Orientador(es): Prof. Dr. Newton de Figueiredo Filho
Educação em Ciências na cultura digital: dos PPC às compreensões de licenciandos(as) sobre integração curricular das tecnologias
Autor(a): Irene Raquel Santana Rodrigues
Orientador(es): Profa. Dra. Alessandra Rodrigues
Relação entre o professor e o intérprete de Libras no Ensino de Ciências para o aluno surdo: uma relação pedagógica necessária
Autor(a): Kethulinn Agma Maia Drumond Franco
Orientador(es): Profa. Dra. Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano
O uso do cotidiano nas dissertações do programa de MNPEF voltadas para a Educação de Jovens e Adultos
Autor(a): Douglas Beatriz Ferreira
Orientador(es): Prof. Dr. Agenor Pina da Silva
Laboratórios remotos no ensino de Física: compreensões de professores e licenciandos
Autor(a): Cíntia Torres Lemes Galvão
Orientador(es): Prof. Dr. Mikael Frank Rezende Junior
Os desafios de egressos do Mestrado Profissional em Educação em Ciências na aplicação das tecnologias da informação e comunicação na prática docente
Autor(a): Rafael Corrêa de Almeida
Orientador(es): Prof. Dr. Mikael Frank Rezende Junior
Percepção de barreiras e suportes na carreira acadêmica dos estudantes de Matemática: Um estudo de gênero
Autor(a): Daniele Aparecida De Oliveira
Orientador(es): Profa. Dra. Mariana Feiteiro Cavalari Silva
Aprendendo a ser professor de Física através do desenvolvimento de práticas pedagógicas organizadas a partir de temas
Autor(a): Lara de Carvalho Borges Pinto
Orientador(es): Prof. Dr. Luciano Fernandes Silva
Conhecimentos mobilizados por futuros professores de Matemática em um contexto de práticas formativas na perspectiva inclusiva
Autor(a): Gabriela Gomes Ribeiro
Orientador(es): Profa. Dra. Eliane Matesco Cristóvão
A mobilização de aspectos da natureza da ciência e do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação inicial de professores de Física
Autor(a): Evelim Lamaiara dos Passos Carvalho Santos
Orientador(es): Prof. Dr. João Ricardo Neves da Silva
Pesquisa e inovação responsáveis e narrativas digitais: Articulações no contexto da Educação em Ciências
Autor(a): Vanessa Maria de Souza
Orientador(es): Profa. Dra. Alessandra Rodrigues
Análise de uma intervenção pedagógica sobre o tema ‘fontes de energia’ com enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente: possibilidades para o desenvolvimento de competências e habilidades
Autor(a): Thiago Morais Duarte
Orientador(es): Prof. Dr. João Ricardo Neves da Silva
A aprendizagem de Física mediada por tecnologia de informação e comunicação (TIC): um estudo com base em teses e dissertações
Autor(a): João Uilson Vieira Filho
Orientador(es): Prof. Dr. Ricardo Shitsuka
As concepções de professores sobre o uso de jogos digitais no ensino da Matemática para alunos com deficiência intelectual
Autor(a): Simone dos Santos Venturelli Antunes da Silva
Orientador(es): Profa. Dra. Denise Pereira de Alcântara Ferraz
Concepções de professores de Ciências Naturais sobre o processo de inclusão de alunos com deficiências: um estudo na Microrregião de Itajubá
Autor(a): Vívian Martins Ribeiro
Orientador(es): Profa. Dra. Denise Pereira de Alcântara Ferraz
Percepções sobre a Temática Ambiental e o Processo Educativo de professores que atuam em uma escola do campo no sul de Minas Gerais
Autor(a): Fabiana Mara de Oliveira
Orientador(es): Prof. Dr. Luciano Fernandes Silva
O processo de construção conjunta de elementos das práticas como componentes curriculares por docentes formadores: Uma análise a partir da teoria do agir comunicativo
Autor(a): Beatriz dos Santos Araújo
Orientador(es): Prof. Dr. João Ricardo Neves da Silva
Contribuições da contextualização para a aprendizagem da matemática de alunos de uma escola do campo
Autor(a): Bruna da Silva
Orientador(es): Profa. Dra. Eliane Matesco Cristovão
O conhecimento especializado e mobilizado na parceria entre uma licencianda e uma professora do ensino médio na proposta de tarefas para o estudo de equação da reta
Autor(a): Elizabeth de Oliveira Machado
Orientador(es): Prof. Dr. Agenor Pina da Silva
Alfabetização Científica mediatizada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Autor(a): Gisele Ferreira Machado
Orientador(es): Profa. Dra. Alessandra Rodrigues
Educação em Ciências e a temática ambiental: Trabalhando com dimensão de valores
Autor(a): Andressa Daiany da Silva Arantes
Orientador(es): Profa. Dra. Janaína Roberta dos Santos
Possibilidades e dificuldades da utilização da História da Matemática para o ensino e aprendizagem da Equação de Primeiro Grau na Escola Básica
Autor(a): Letícia Sousa Carvalho
Orientador(es): Profa. Dra. Mariana Feiteiro Cavalari Silva
Concepções e práticas inclusivas de professores de Ciências e Matemática: um estudo no município de Itajubá/MG
Autor(a): Meire Cristina Ladeira Santos Silva
Orientador(es): Profa. Dra. Denise Pereira de Alcântara Ferraz
A divulgação científica e a educação não formal em Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Química, Física, Ciências Biológicas e Matemática
Autor(a): Guilherme Módena Alkimin
Orientador(es): Profa. Dra. Jane Raquel Silva de Oliveira
O uso da sequência didática como um instrumento para o Ensino de Astronomia: a radiação cósmica de fundo em micro-ondas e a expansão do universo
Autor(a): Arian Rodrigues Batista
Orientador(es): Prof. Dr. Agenor Pina da Silva
O Uso de Texto de Divulgação Científica em Propostas de Sequências Didáticas
Autor(a): Ursula Raniely Souto de Oliveira
Orientador(es): Profa. Dra. Jane Raquel Silva de Oliveira
Desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo à luz da teoria dos registros de representação semiótica
Autor(a): Mateus Bibiano Francisco
Orientador(es): Profa. Dra. Denise Pereira de Alcântara Ferraz
A temática ambiental nos documentos oficiais de formação de professores/pedagogos no Brasil
Autor(a): Maria Auxiliadora da Silva Rivoli
Orientador(es): Profa. Dra. Janaina Roberta dos Santos
O uso de recursos de Tecnologia Assistiva para o Ensino de Ciências e Matemática em salas de recursos multifuncionais
Autor(a): Lídia Morais dos Santos
Orientador(es): Prof. Dr. Mikael Frank Rezende Júnior
A história da Matemática na formação inicial de professores de matemática: Um estudo em Teses e Dissertações brasileiras
Autor(a): Letícia de Campos Borges
Orientador(es): Profa. Dra. Mariana Feiteiro Cavalari Silva
Peer Instruction no ensino de Astronomia: Uma análise à luz da teoria Sociointeracionista de Vygotsky
Autor(a): Jamili de Paula
Orientador(es): Prof. Dr. Newton de Figueiredo Filho
A caracterização de sequências didáticas no ensino de Astronomia em evento e periódicos especializados da área
Autor(a): Isadora Moutinho Carvalho Ângelo Menezes
Orientador(es): Prof. Dr. Agenor Pina da Silva
A articulação entre o AEE e o professor de ensino de Ciências e Matemática: um estudo na microrregião de Itajubá-MG
Autor(a): Francislene da Silva Faustino
Orientador(es): Profa. Dra. Denise Pereira de Alcântara Ferraz
Caracterização dos vídeos com a temática “evolução das espécies” da plataforma de streaming TED em uma perspectiva de alfabetização científica
Autor(a): Carlos Alberto Rodrigues Pinto
Orientador(es): Profa. Dra. Isabel Cristina de Castro Monteiro
Educação ambiental e educação em ciências: um estudo a partir de teses e dissertações que lidam com complexidades
Autor(a): Brenda Braga Pereira
Orientador(es): Prof. Dr. Luciano Fernandes Silva
O uso de Textos de Divulgação Científica em Livros Didáticos de Química aprovados no PNLD 2018
Autor(a): Jéssica Santos Valério
Orientador(es): Profa. Dra. Jane Raquel Silva de Oliveira
A influência do discurso docente na construção da visão de ciência dos estudantes alinhada aos objetivos do enfoque CTS
Autor(a): Karine de Cássia Prado Batista
Orientador(es): Profa. Dra. Alice Assis
O lugar dos Direitos Humanos no currículo de Ciências da Educação Básica
Autor(a): Priscila Miranda Silva de Souza
Orientador(es): Profa. Dra. Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano
Educação em direitos humanos na formação de professores de ciências da natureza e matemática
Autor(a): Raíssa Rodrigues Menegatti
Orientador(es): Profa. Dra. Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano
Dispositivos móveis e os professores do ensino de ciências e matemática
Autor(a): Lucileia Ribeiro Cortez Mathez
Orientador(es): Prof. Dr. Mikael Frank Rezende Júnior
Semelhanças e diferenças entre as buscas por informação científica de professores formadores em recursos tecnológicos digitais
Autor(a): Guilherme Santos Maciel
Orientador(es): Prof. Dr. Mikael Frank Rezende Júnior
Caracterização dos trabalhos de dissertações de mestrado na área de ensino de astronomia defendidas no mestrado nacional profissional de ensino de física
Autor(a): Fabiana Gozze Soares
Orientador(es): Prof. Dr. Agenor Pina da Silva
A Fantástica Fábrica da Química: Contribuições de uma peça de Teatro Científico para Educação em Química
Autor(a): Lucas César da Silva
Orientador(es): Profa. Dra. Jane Raquel Silva de Oliveira
Histórias em quadrinhos produzidas por alunos de Ensino Médio: identificando sentidos e indicadores de alfabetização científica
Autor(a):Maria Bethânia de Siqueira Leite Fochi dos Santos
Orientador(es): Profa. Dra. Isabel Cristina de Castro Monteiro
Metodologias ativas e ensino de ciências na educação superior: um estudo a partir da percepção do aluno
Autor(a): Verônica Gonçalves Duarte
Orientador(es):Profa. Dra. Denise Pereira de Alcântara Ferraz
Potencialidades e Limitações de Laboratórios Remotos: Um Estudo a Partir de Bachelard
Autor(a): Ney Candido da Silva Ribeiro
Orientador(es): Prof. Dr. Marco Aurelio Alvarenga Monteiro
Educação em Saúde e Textos de Divulgação Científica no Contexto Escolar: Um Estudo Bibliográfico
Autor(a): Tatiana de Paiva Zucareli Teles
Orientador(es): Profa. Dra. Jane Raquel Silva de Oliveira
Um estudo sobre um experimento controlado remotamente sobre Radiações Ionizáveis no contexto do Ensino Médio
Autor(a): Jéssica Miranda e Souza
Orientador(es): Prof. Dr. Marco Aurélio Alvarenga Monteiro
A História da Matemática e sua articulação com a Educação Básica em disciplinas dos cursos de formação de professores de Universidades Federais localizadas no Estado de Minas Gerais
Autor(a): Silvia Raquel Aparecida de Moraes
Orientador(es): Profa. Dra. Mariana Feiteiro Cavalari
BAIXAR
Textos e Contextos da Interdisciplinaridade nos Projetos em Ciências da Natureza nas Escolas Municipais de Itajubá
Autor(a): Micheli Leal Thomazine
Orientador(es): Profa. Dra. Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano
Formação política na formação de professores: O caso das Licenciaturas em Matemática e Ciências de uma Universidade Pública Brasileira
Autor(a): Francine Fernandes Cruz
Orientador(es): Profa. Dra. Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano
Concepções docentes sobre o descarte irregular de resíduos sólidos e o Ensino das Ciências da Natureza
Autor(a): Gessica Batista Guimarães
Orientador(es): Profa. Dra. Janaina Roberta dos Santos
O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de licenciandos em Física numa proposta realizada através da parceria universidade-escola
Autor(a): Leonardo dos Santos Cunha
Orientador(es): Prof. Dr. Agenor Pina da Silva
Características da natureza da ciência na Revista Ciência Hoje Online
Autor(a): Natália de Paiva Diniz
Orientador(es): Prof. Dr. Mikael Frank Rezende Junior
Educação Ambiental e Ensino de Biologia: um estudo a partir dos anais do ENEBio
Autor(a): Thailla Margareth da Silva Viana.
Orientador(es): Prof. Dr. Luciano Fernandes Silva
Sobre o Curso
- Nível: Mestrado e Doutorado
- Avaliação da Capes: Conceito 4
- Campus: Itajubá, MG
Coordenação
COORDENAÇÃO
Prof. Luciano Fernandes Silva
lufesilva@unifei.edu.br
COORDENADOR ADJUNTO
Profª. Jane Raquel Silva de Oliveira
janeraquel@unifei.edu.br
Conselho
- Prof. Luciano Fernandes Silva (Presidente)
- Profª. Danielle Aparecida Reis Leite
- Profª. Jane Raquel Silva de Oliveira
- Prof. Newton de Figueiredo Filho
- Ana Flávia Soares (Representante Discente)
- Prof. Thiago Costa Caetano (Suplente)
- Prof. João Ricardo Neves da Silva (Suplente)
- Profª. Janaina Roberta dos Santos (Suplente)
- Maria Vitória de Paula Costa (Representante Discente Suplente)
Comissão de bolsas
- Profª Janaina Roberta dos Santos
- Prof. João Ricardo Neves da Silva
- Prof. Thiago Costa Caetano
- Representante Discente: Ana Flávia Soares
Secretaria
- Anna Carolina de Siqueira Ferreira
- Atendimento presencial: Segunda-feira e Quarta-feira
- Teletrabalho: Terça-feira, Quinta-Feira e Sexta-Feira
- Horário de Atendimento: Das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00
- E-mail: prppg.ifq@unifei.edu.br
- Contato: (35) 3629-1162 (WhatsApp Business)