PPGEC
Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa
A área de concentração “Educação em Ciências” tem como problema central de suas ações – quais sejam, produção de conhecimentos, formação acadêmica e de docentes para o ensino superior e educação básica – os processos de produção de significados e sentidos que temos histórica e socialmente construído sobre ciências e suas tecnologias e seus impactos nas sociedades contemporâneas.
Particularmente, esta área de concentração tem como foco central de suas investigações o papel da “Educação em Ciências”, nesse processo de construção de sentidos sobre ciência e tecnologia.
Ou ainda, essa área se volta para o contexto atual de grandes desafios colocados para as sociedades contemporâneas no que diz respeito aos significados e sentidos que vimos construindo sobre as práticas sociais relacionadas a ciências e suas tecnologias, particularmente, as que envolvem a Educação em Ciências.
Além disso, essa área de concentração, tem como um de seus pressupostos os compromissos sociais e políticos inseridos em uma realidade social marcada por perversos efeitos econômicos, sociais e culturais dos atuais modelos da relação entre sociedade e natureza, que acabam por gerar um agravante quadro de injustiças socioambientais. Nesse sentido, importa, também, considerar, o papel da pesquisa em Educação em Ciências, assim como das práticas educativas, em oferecer elementos que contribuam para que a população possa analisar as políticas de desenvolvimento científico e tecnológico e, como cidadãos, participar da construção de políticas de ciência e tecnologia que contribuam para a construção de sociedades democráticas, que tenham como orientação maior a construção da equidade socioambiental. Menos ainda, pode desconsiderar o atual e complexo contexto do acelerado processo de produção de conhecimentos pelos diferentes campos da ciência, da produção de tecnologias que invadem nosso cotidiano, mas que nem sempre estão disponíveis para todos em sociedades desiguais e diferenciadas em termos de qualidade de vida.
Se no século XX, intelectuais e educadores dessa área apontavam para o risco de vermos as ciências e suas tecnologias como o grande “mito do porto seguro” e, a partir dele a possibilidade de “fetichização do lugar e do papel da ciência e tecnologia em nossas sociedades”, entramos na segunda metade do século XXI enfrentado o risco de alimentarmos a construção das pós-verdades, das fakes news, dos movimentos negacionistas do conhecimento científico, da demonização da tecnologia, da participação nos movimentos de antivacinas, em plena experiência de uma pandemia de proporções inimagináveis.
Assim são esses contextos sociais e políticos que têm sido considerados para o delineamento da missão maior e dos impactos possíveis dessa área de concentração e dos objetivos que temos projetado para o programa, a saber:
a) elaborar propostas investigativas e educativas que tenham como orientação maior a construção de sociedades democráticas e justas socioambientalmente e que possam contribuir para a democratização do acesso crítico ao conhecimento científico e aos produtos da tecnologia;
b) propor e desenvolver pesquisas relacionadas com a educação em ciências, alicerçadas em referenciais teórico-metodológicos condizentes com as linhas de pesquisa do programa;
c) qualificar pesquisadores e educadores para a atuação na educação superior, em contextos escolares da educação básica e em contextos não escolares, a partir da análise e do desenvolvimento de processos e de produtos educacionais que visem à melhoria da educação em ciências e suas tecnologias;
d) divulgar teorias, práticas investigativas e educativas da Educação em Ciências, sobretudo por meio da publicação em diferentes meios de divulgação científica e em outros meios de divulgação dos produtos e das práticas de produção da ciência e tecnologia.
O Programa se estrutura em três linhas de pesquisa:Esta linha de pesquisa contempla investigações que problematizam processos formativos e práticas pedagógicas no contexto da educação em ciências em espaços escolares e não-escolares. As pesquisas que se voltam para espaços escolares procuram investigar processos formativos e práticas pedagógicas tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, especialmente no que se refere à formação inicial e continuada de professores.
Grupos de Pesquisa associados à Linha:- Grupo de Pesquisa em Práticas Formativas e Educativas em Ciências e Matemática;
- Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação em Ciências e Inclusão
- Agenor Pina da Silva
- Denise Pereira de Alcântara Ferraz
- Eliane Matesco Cristovão
- Evandro Fortes Rozentalski
- Jane Raquel Silva de Oliveira
- João Ricardo Neves da Silva
- Mariana Feiteiro Cavalari Silva
A linha de pesquisa Temas Socioambientais tem como proposta desenvolver pesquisas que problematizam práticas discursivas que se voltam para a relação entre educação em ciências e temas socioambientais, visando contribuir para explicitar diferentes significados e sentidos sobre os temas socioambientais para a sociedade contemporânea, as possibilidades e os limites do processo educativo frente às questões dessa natureza.
Grupo de Pesquisa associado à Linha:- Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Educação Ambiental
- Danielle Aparecida Reis Leite
- Janaína Roberta dos Santos
- Luciano Fernandes Silva
- Luiz Marcelo de Carvalho
- Wanderson Rodrigues Morais
A linha de pesquisa Educação e Tecnologias se propõe a estudar fundamentos, usos, efeitos e perspectivas associados à presença das tecnologias digitais e das mídias na educação científica, por meio de investigações sobre:
a) limites e possibilidades da construção e socialização de conhecimentos científicos, considerando os desafios e as modificações que essas tecnologias têm provocado nos diversos níveis e modalidades de ensino;
b) recursos e mediações tecnológicas em contextos educacionais formais e não formais.
Grupo de Pesquisa associado à Linha:
- Grupo de Pesquisa Tecnologias e Cultura Digital na Educação em Ciências (TeCDEC)
Docentes desta Linha:
- Alessandra Rodrigues
- Cláudia Eliane da Matta
- Juliana Maria Sampaio Furlani
- Mikael Frank Rezende Junior
- Newton Figueiredo Filho
- Thiago Costa Caetano
Sobre o Curso
- Nível: Mestrado e Doutorado
- Avaliação da Capes: Conceito 4
- Campus: Itajubá, MG
Coordenação
COORDENAÇÃO
Prof. Luciano Fernandes Silva
lufesilva@unifei.edu.br
COORDENADOR ADJUNTO
Profª. Jane Raquel Silva de Oliveira
janeraquel@unifei.edu.br
Conselho
- Prof. Luciano Fernandes Silva (Presidente)
- Profª. Danielle Aparecida Reis Leite
- Profª. Jane Raquel Silva de Oliveira
- Prof. Newton de Figueiredo Filho
- Ana Flávia Soares (Representante Discente)
- Prof. Thiago Costa Caetano (Suplente)
- Prof. João Ricardo Neves da Silva (Suplente)
- Profª. Janaina Roberta dos Santos (Suplente)
- Maria Vitória de Paula Costa (Representante Discente Suplente)
Comissão de bolsas
- Profª Janaina Roberta dos Santos
- Prof. João Ricardo Neves da Silva
- Prof. Thiago Costa Caetano
- Representante Discente: Ana Flávia Soares
Secretaria
- Anna Carolina de Siqueira Ferreira
- Atendimento presencial: Segunda-feira e Quarta-feira
- Teletrabalho: Terça-feira, Quinta-Feira e Sexta-Feira
- Horário de Atendimento: Das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00
- E-mail: prppg.ifq@unifei.edu.br
- Contato: (35) 3629-1162 (WhatsApp Business)