PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Estrutura Curricular

Disciplina Optativa (L3): Abordagem de temas atuais na relação entre tecnologias e educação em suas perspectivas sociais, históricas, culturais, filosóficas e epistemológicas. dapibus leo.

Disciplina Optativa (L2): Abordagem histórica das perspectivas teóricas e metodológicas que relacionam temas socioambientais e o campo da Educação em Ciências. Abordagens contemporâneas sobre temas socialmente relevantes no campo da Educação em Ciências. Abordagens atuais sobre temas socioambientais pelo campo da Educação em Ciências. O campo da Educação Ambiental: tendências e perspectivas temáticas, teóricas e metodológicas.

Disciplina Optativa (L1): Tópicos de Pesquisa atuais em Processos Formativos e Práticas Pedagógicas; Metodologias atuais de pesquisa em formação de professores de ciências e matemática; Temas potenciais na pesquisa em práticas pedagógicas em ciências e matemática.

Disciplina Optativa (Geral): A disciplina oportuniza o exercício diversificado de produção de gêneros acadêmicos para o desenvolvimento de competências linguístico-discursivas e de escrita autoral. Aborda as dimensões formais, estéticas e éticas de construção do texto acadêmico-científico.

Disciplina Optativa (L3): Apresentação, análise e aplicação de metodologias ativas mediadas por tecnologias no contexto da cultura digital, visando ao desenvolvimento de habilidades para aplicação em contextos educacionais diversos.

Disciplina Optativa (L1): Histórico da pesquisa na área de formação de professores de ciências e matemática; Perspectivas de formação de professores de ciências e matemática; Processos formativos de professores de ciências e matemática: questões da formação inicial e da formação continuada; Conhecimentos especializados de professores de ciências e matemática: modelos para as diversas áreas. Aprendizagem docente e desenvolvimento profissional de professores.

Disciplina Optativa (L1): Historiografia da ciência e da matemática. História no Ensino de Ciências e de Matemática. Natureza da Ciência e da Matemática. Episódios históricos da Matemática, Química, Física e Biologia.

Disciplina Optativa (Geral): Sistemas de mundo – da Terra às Galáxias; Pontos cardeais; Estações do ano – dia e noite fases da lua e eclipses – marés e calendários; Sistema solar: características físicas – escalas de tamanhos e distâncias; A esfera celeste – movimentos aparentes – constelações; Características da Terra – efeito estufa – buraco na camada de ozônio; Evolução estelar; Transposição e análise das temáticas propostas no contexto da sala de aula do ensino médio; Galáxias; Cosmologia; Medidas angulares. Instrumentos astronômicos simples. Lentes e telescópios.

Disciplina Optativa (L1): Aspectos conceituais e terminologias relacionadas à divulgação científica. O discurso da divulgação científica. Papel da divulgação científica em contextos escolares e não escolares. Estado da arte da pesquisa sobre divulgação científica na educação em ciências. A divulgação científica em espaços escolares e não escolares. Divulgação científica na formação docente. Produção de pesquisas sobre divulgação científica na educação em ciências.

Disciplina Optativa (L2): Compreensões públicas de Ciência e Tecnologia. Implicações da interação Ciência-TecnologiaSociedade- Ambiente (CTSA) para o contexto contemporâneo (nas dimensões social, cultural, política, econômica e ambiental). Histórico do movimento CTSA. Educação CTSA: objetivos, concepções e configurações curriculares. Relações entre CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). Temas CTSA e questões sociocientíficas.

Disciplina Optativa (L3): Fundamentação do papel das atividades experimentais mediadas por tecnologias digitais na educação científica; simuladores digitais e experimentação remota; possibilidades das atividades experimentais em contextos de educação a distância e de ensino híbrido.

Disciplina Optativa (L1): Exclusão Social: As noções de Discriminação, Preconceito e Estereótipos. Inclusão Social: Valores, Democracia e Direitos Humanos. A dialética inclusão/exclusão nas dimensões de raça/etnia, classe/condição social, gênero e aspecto físico. Estudo das deficiências, desde a evolução do conceito, passando pelos diversos tipos de comprometimentos apresentados nos diferentes quadros de desenvolvimento. Trabalho do professor junto às pessoas com deficiência, no que diz respeito à inclusão social e escolar. As viabilidades e dificuldades inerentes ao planejamento e condução de situações inclusivas de ensino e recentes pesquisas relacionadas ao tema da educação em ciências e da inclusão escolar.

Disciplina Optativa (L2): A disciplina visa abordar a educação ambiental a partir de uma perspectiva crítica e reflexiva, buscando compreender as consequências do modelo de relação ser humano-natureza constituído historicamente e a atual situação de destruição ambiental. Para tanto, serão abordados temas relacionados à compreensão da temática ambiental, ao histórico da educação ambiental e seus pressupostos filosóficos e políticos. Também serão abordados aspectos sobre a imprescindível relação entre a temática ambiental e o processo educativo, e propostas de educação ambiental em espaços formais e não formais de ensino.

Disciplina Optativa (Geral): Discussão do papel das atividades experimentais no ambiente formal e não formal; as habilidades do processo de experimentação e investigação científica; discussão da utilização de materiais e roteiros de atividades experimentais para o ensino de ciências (física, química e biologia) na escola.

Disciplina Optativa (L3): Discussão acerca do conceito de tecnologia, dos marcos históricos das técnicas e da tecnologia e seus vínculos com a educação; políticas públicas para tecnologias na educação e os softwares livres; potencial das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na formação docente e na educação básica; tendências, temas e teorias das pesquisas sobre tecnologias na educação.

Disciplina Optativa (L1): Conceituação de ensino e de aprendizagem. Estudo das principais teorias de ensino e aprendizagem. Análise da perspectiva de complementaridade entre as diversas abordagens teóricas do processo de ensino e aprendizagem: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista, sociocultural. Implicações das teorias de ensino e aprendizagem para o ensino de ciências. Ensino e aprendizagem mediados por tecnologias.

Disciplina Optativa (Geral): Discussão e análise crítica das abordagens teóricas sobre a Didática das Ciências naturais e da matemática, e aplicação desses referenciais teóricos à problemas e questões específicas da Educação em Ciências, com privilégio das temáticas: Transposição Didática, Representações, Contrato Didático, Modelos e Modelização, Teoria dos Campos Conceituais, Teoria Antropológica do Didático e a Alfabetização Científica.

Disciplina Obrigatória (por Linhas de Pesquisa): O campo da pesquisa em Educação e Tecnologias: perspectivas temáticas, teóricas e metodológicas. A produção da pesquisa: a escolha do tema e sua problematização; justificativas e delineamento do problema; revisão da literatura. Análise e discussão dos projetos de pesquisa dos pós-graduandos da linha de pesquisa em Educação e Tecnologias.

Disciplina Obrigatória (por Linhas de Pesquisa): Possibilidades e limites da abordagem dos temas socioambientais pelo campo da Educação em Ciências. O campo da pesquisa em Educação Ambiental: perspectivas temáticas, teóricas e metodológicas. A produção da pesquisa: a escolha do tema e sua problematização. A redação do projeto de pesquisa: o texto científico como gênero discursivo. Justificativas e delineamento do problema. A revisão da bibliografia. A dimensão estética do texto científico: coerência interna e coesão textual. O exercício da redação científica. Análise e discussão dos projetos de pesquisa dos pós-graduandos da linha de pesquisa em Temas Socioambientais.

Disciplina Obrigatória (por Linhas de Pesquisa): Levantamento de Pesquisas que abordem Processos Formativos e Práticas Pedagógicas. Discussão de técnicas de coleta de dados e procedimentos de análise dos dados coletados. Processo de elaboração da dissertação.

Disciplina Obrigatória: A pesquisa em Educação como prática social: o campo das ciências humanas. O campo da pesquisa em Educação no Brasil. Especificidades da produção do conhecimento científico no campo da Educação. A dimensão ético-política da pesquisa em Educação. Pesquisa em Educação para a Ciência como “campo científico”: a perspectiva de Pierre Bourdieu; Ludwig Fleck; Mikail Bakhtin; Cássio Eduardo Viana Hissa. Fundamentos teórico – metodológicos da pesquisa em Educação. Pesquisa quantitativa e qualitativa. Estilos ou Tipos de pesquisa. A pesquisa em Educação em Ciências como pesquisa em Educação O campo da pesquisa em Educação em Ciências: contexto histórico-social e político da constituição e consolidação da pesquisa e da Área em Educação em Ciências no Brasil. As linhas de pesquisa do PPGEC- Unifei: panorama e visão geral.

Disciplina Obrigatória: A natureza do conhecimento: conhecimento do senso comum x conhecimento científico. Visões filosóficas da natureza da ciência. Principais correntes da epistemologia. O campo das Ciências da Natureza. O campo das Ciências Humanas. Diferentes aspectos da produção do conhecimento científico no campo das ciências da natureza e das Ciências Humanas.

Relato das atividades acadêmicas quanto às disciplinas cursadas, ao desenvolvimento do plano de trabalho e atividades correlatas realizadas no período. Definida conforme necessidade do curso e plano de trabalho aprovado para o aluno.

Relato das atividades acadêmicas quanto às disciplinas cursadas, ao desenvolvimento do plano de trabalho e atividades correlatas realizadas no período. Definida conforme necessidade do curso e plano de trabalho aprovado para o aluno.

Relato das atividades acadêmicas quanto às disciplinas cursadas, ao desenvolvimento do plano de trabalho e atividades correlatas realizadas no período. Definida conforme necessidade do curso e plano de trabalho aprovado para o aluno.

Relato das atividades acadêmicas quanto às disciplinas cursadas, ao desenvolvimento do plano de trabalho e atividades correlatas realizadas no período. Definida conforme necessidade do curso e plano de trabalho aprovado para o aluno.

Relato das atividades acadêmicas quanto às disciplinas cursadas, ao desenvolvimento do plano de trabalho e atividades correlatas realizadas no período. Definida conforme necessidade do curso e plano de trabalho aprovado para o aluno.

Relato das atividades acadêmicas quanto às disciplinas cursadas, ao desenvolvimento do plano de trabalho e atividades correlatas realizadas no período. Definida conforme necessidade do curso e plano de trabalho aprovado para o aluno.

Proficiência em língua estrangeira – inglês

Sobre o Curso

Coordenação

COORDENAÇÃO

Prof. Luciano Fernandes Silva

lufesilva@unifei.edu.br

COORDENADOR ADJUNTO

Profª. Jane Raquel Silva de Oliveira

janeraquel@unifei.edu.br

Conselho

Comissão de bolsas

Secretaria

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