
Estrutura Curricular
Disciplina Optativa (L3): Abordagem de temas atuais na relação entre tecnologias e educação: perspectivas sociais, históricas, culturais, filosóficas e/ou epistemológicas. Perspectivas teóricas contemporâneas das pesquisas na interface entre educação científica e tecnologias.
Disciplina Optativa (L2): Abordagem histórica das perspectivas teóricas e metodológicas que relacionam temas socioambientais e o campo da Educação em Ciências. Abordagens contemporâneas sobre temas socialmente relevantes no campo da Educação em Ciências. Abordagens atuais sobre temas socioambientais pelo campo da Educação em Ciências. O campo da Educação Ambiental: tendências e perspectivas temáticas, teóricas e metodológicas.
Disciplina Optativa (L1): Tópicos de Pesquisa atuais em Processos Formativos e Práticas Pedagógicas; Metodologias atuais de pesquisa em formação de professores de ciências e matemática; Temas potenciais na pesquisa em práticas pedagógicas em ciências e matemática.
Disciplina Optativa (Geral): A disciplina oportuniza o exercício diversificado de produção de gêneros acadêmicos para o desenvolvimento de competências linguístico-discursivas e de escrita autoral. Aborda as dimensões formais, estéticas e éticas de construção do texto acadêmico-científico.
Disciplina Optativa (L3): Apresentação, análise e aplicação de metodologias ativas mediadas por tecnologias no contexto da cultura digital, visando ao desenvolvimento de habilidades para aplicação em contextos educacionais diversos.
Disciplina Optativa (L1): Histórico da pesquisa na área de formação de professores de ciências e matemática; Perspectivas de formação de professores de ciências e matemática; Processos formativos de professores de ciências e matemática: questões da formação inicial e da formação continuada; Conhecimentos especializados de professores de ciências e matemática: modelos para as diversas áreas. Aprendizagem docente e desenvolvimento profissional de professores.
Disciplina Optativa (L1): Historiografia da ciência e da matemática. História no Ensino de Ciências e de Matemática. Natureza da Ciência e da Matemática. Episódios históricos da Matemática, Química, Física e Biologia.
Disciplina Optativa (Geral): Sistemas de mundo – da Terra às Galáxias; Pontos cardeais; Estações do ano – dia e noite fases da lua e eclipses – marés e calendários; Sistema solar: características físicas – escalas de tamanhos e distâncias; A esfera celeste – movimentos aparentes – constelações; Características da Terra – efeito estufa – buraco na camada de ozônio; Evolução estelar; Transposição e análise das temáticas propostas no contexto da sala de aula do ensino médio; Galáxias; Cosmologia; Medidas angulares. Instrumentos astronômicos simples. Lentes e telescópios.
Disciplina Optativa (L1): Aspectos conceituais e terminologias relacionadas à divulgação científica. O discurso da divulgação científica. Papel da divulgação científica em contextos escolares e não escolares. Estado da arte da pesquisa sobre divulgação científica na educação em ciências. A divulgação científica em espaços escolares e não escolares. Divulgação científica na formação docente. Produção de pesquisas sobre divulgação científica na educação em ciências.
Disciplina Optativa (L2): Compreensões públicas de Ciência e Tecnologia. Implicações da interação Ciência-TecnologiaSociedade- Ambiente (CTSA) para o contexto contemporâneo (nas dimensões social, cultural, política, econômica e ambiental). Histórico do movimento CTSA. Educação CTSA: objetivos, concepções e configurações curriculares. Relações entre CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). Temas CTSA e questões sociocientíficas.
Disciplina Optativa (L3): O papel das atividades experimentais mediadas por tecnologias digitais no contexto da educação científica, com ênfase em estratégias de aprendizagem ativa. Principais modalidades de experimentação com suporte tecnológico, como simuladores digitais, laboratórios virtuais (weblabs) e experimentos remotos, seus potenciais e limitações. Possibilidades de uso dessas abordagens em contextos de educação a distância e ensino híbrido, considerando aspectos pedagógicos, tecnológicos e metodológicos. Planejamento, avaliação e integração de atividades experimentais tecnológicas em propostas de ensino inovadoras e alinhadas às demandas contemporâneas.
Disciplina Optativa (L1): Exclusão Social: As noções de Discriminação, Preconceito e Estereótipos. Inclusão Social: Valores, Democracia e Direitos Humanos. A dialética inclusão/exclusão nas dimensões de raça/etnia, classe/condição social, gênero e aspecto físico. Estudo das deficiências, desde a evolução do conceito, passando pelos diversos tipos de comprometimentos apresentados nos diferentes quadros de desenvolvimento. Trabalho do professor junto às pessoas com deficiência, no que diz respeito à inclusão social e escolar. As viabilidades e dificuldades inerentes ao planejamento e condução de situações inclusivas de ensino e recentes pesquisas relacionadas ao tema da educação em ciências e da inclusão escolar.
Disciplina Optativa (L2): A disciplina visa abordar a educação ambiental a partir de uma perspectiva crítica e reflexiva, buscando compreender as consequências do modelo de relação ser humano-natureza constituído historicamente e a atual situação de destruição ambiental. Para tanto, serão abordados temas relacionados à compreensão da temática ambiental, ao histórico da educação ambiental e seus pressupostos filosóficos e políticos. Também serão abordados aspectos sobre a imprescindível relação entre a temática ambiental e o processo educativo, e propostas de educação ambiental em espaços formais e não formais de ensino.
Disciplina Optativa (Geral): Discussão do papel das atividades experimentais no ambiente formal e não formal; as habilidades do processo de experimentação e investigação científica; discussão da utilização de materiais e roteiros de atividades experimentais para o ensino de ciências (física, química e biologia) na escola.
Disciplina Optativa (L3): Discussão acerca do conceito de tecnologia, dos marcos históricos das técnicas e da tecnologia e seus vínculos com a educação; políticas públicas para tecnologias na educação e os softwares livres; potencial das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na formação docente e na educação básica; tendências, temas e teorias das pesquisas sobre tecnologias na educação.
Disciplina Optativa (L1): Conceituação de ensino e de aprendizagem. Estudo das principais teorias de ensino e aprendizagem. Análise da perspectiva de complementaridade entre as diversas abordagens teóricas do processo de ensino e aprendizagem: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista, sociocultural. Implicações das teorias de ensino e aprendizagem para o ensino de ciências. Ensino e aprendizagem mediados por tecnologias.
Disciplina Optativa (Geral): Discussão e análise crítica das abordagens teóricas sobre a Didática das Ciências naturais e da matemática, e aplicação desses referenciais teóricos à problemas e questões específicas da Educação em Ciências, com privilégio das temáticas: Transposição Didática, Representações, Contrato Didático, Modelos e Modelização, Teoria dos Campos Conceituais, Teoria Antropológica do Didático e a Alfabetização Científica.
Disciplina Obrigatória (por Linhas de Pesquisa): Articulações entre abordagens epistemológicas e perspectivas metodológicas na Educação em Ciências. Abordagens e tipos de pesquisa: aprofundamento teórico-metodológico sobre o campo da pesquisa em Educação e Tecnologias. Procedimentos éticos na pesquisa em educação.. A escrita científica: dimensões formais e estéticas. A produção da pesquisa em nível de mestrado: a escolha do tema, a problematização e definição da dissertação. Projeto de pesquisa em nível de mestrado: justificativas e delineamento do problema, delimitação da dissertação, revisão da literatura. Análise e discussão dos projetos de pesquisa em nível de mestrado da linha de pesquisa em Educação e Tecnologias.
Disciplina Obrigatória (por Linhas de Pesquisa): Articulações entre abordagens epistemológicas e perspectivas metodológicas na Educação em Ciências. Abordagens e tipos de pesquisa: aprofundamento teórico-metodológico sobre o campo da pesquisa em Educação e Tecnologias. Procedimentos éticos na pesquisa em educação. A escrita científica: dimensões formais e estéticas. A produção da pesquisa em nível de doutorado: a escolha do tema, a problematização e definição da tese. Projeto de pesquisa em nível de doutorado: justificativas e delineamento do problema, delimitação da tese, revisão da literatura. Análise e discussão dos projetos de pesquisa em nível de doutorado da linha de pesquisa em Educação e Tecnologias.
Disciplina Obrigatória (por Linhas de Pesquisa): Possibilidades e limites da abordagem dos temas socioambientais pelo campo da Educação em Ciências. O campo da pesquisa em Educação Ambiental: perspectivas temáticas, teóricas e metodológicas. A produção da pesquisa: a escolha do tema e sua problematização. A redação do projeto de pesquisa: o texto científico como gênero discursivo. Justificativas e delineamento do problema. A revisão da bibliografia. A dimensão estética do texto científico: coerência interna e coesão textual. O exercício da redação científica. Análise e discussão dos projetos de pesquisa dos pós-graduandos da linha de pesquisa em Temas Socioambientais.
Disciplina Obrigatória (por Linhas de Pesquisa): Levantamento de Pesquisas que abordem Processos Formativos e Práticas Pedagógicas. Discussão de técnicas de coleta de dados e procedimentos de análise dos dados coletados. Processo de elaboração da dissertação.
Disciplina Obrigatória: A pesquisa em Educação como prática social: o campo das ciências humanas. O campo da pesquisa em Educação no Brasil. Especificidades da produção do conhecimento científico no campo da Educação. A dimensão ético-política da pesquisa em Educação. Pesquisa em Educação para a Ciência como “campo científico”: a perspectiva de Pierre Bourdieu; Ludwig Fleck; Mikail Bakhtin; Cássio Eduardo Viana Hissa. Fundamentos teórico – metodológicos da pesquisa em Educação. Pesquisa quantitativa e qualitativa. Estilos ou Tipos de pesquisa. A pesquisa em Educação em Ciências como pesquisa em Educação O campo da pesquisa em Educação em Ciências: contexto histórico-social e político da constituição e consolidação da pesquisa e da Área em Educação em Ciências no Brasil. As linhas de pesquisa do PPGEC- Unifei: panorama e visão geral.
Disciplina Obrigatória: A natureza do conhecimento: conhecimento do senso comum x conhecimento científico. Visões filosóficas da natureza da ciência. Principais correntes da epistemologia. O campo das Ciências da Natureza. O campo das Ciências Humanas. Diferentes aspectos da produção do conhecimento científico no campo das ciências da natureza e das Ciências Humanas.
Relato das atividades acadêmicas quanto às disciplinas cursadas, ao desenvolvimento do plano de trabalho e atividades correlatas realizadas no período. Definida conforme necessidade do curso e plano de trabalho aprovado para o aluno.
Relato das atividades acadêmicas quanto às disciplinas cursadas, ao desenvolvimento do plano de trabalho e atividades correlatas realizadas no período. Definida conforme necessidade do curso e plano de trabalho aprovado para o aluno.
Relato das atividades acadêmicas quanto às disciplinas cursadas, ao desenvolvimento do plano de trabalho e atividades correlatas realizadas no período. Definida conforme necessidade do curso e plano de trabalho aprovado para o aluno.
Relato das atividades acadêmicas quanto às disciplinas cursadas, ao desenvolvimento do plano de trabalho e atividades correlatas realizadas no período. Definida conforme necessidade do curso e plano de trabalho aprovado para o aluno.
Relato das atividades acadêmicas quanto às disciplinas cursadas, ao desenvolvimento do plano de trabalho e atividades correlatas realizadas no período. Definida conforme necessidade do curso e plano de trabalho aprovado para o aluno.
Relato das atividades acadêmicas quanto às disciplinas cursadas, ao desenvolvimento do plano de trabalho e atividades correlatas realizadas no período. Definida conforme necessidade do curso e plano de trabalho aprovado para o aluno.
Proficiência em língua estrangeira – inglês
Sobre o Curso
- Nível: Mestrado e Doutorado
- Avaliação da Capes: Conceito 4
- Campus: Itajubá, MG
Coordenação
COORDENAÇÃO

Profª. Jane Raquel Silva de Oliveira
janeraquel@unifei.edu.br
COORDENADOR ADJUNTO

Profª. Danielle Aparecida Reis Leite
danielle.reis@unifei.edu.br
Conselho
- Prof. Luciano Fernandes Silva (Presidente)
- Profª. Danielle Aparecida Reis Leite
- Profª. Jane Raquel Silva de Oliveira
- Prof. Newton de Figueiredo Filho
- Ana Flávia Soares (Representante Discente)
- Prof. Thiago Costa Caetano (Suplente)
- Prof. João Ricardo Neves da Silva (Suplente)
- Profª. Janaina Roberta dos Santos (Suplente)
- Giovanna Castro Leitão (Representante Discente)
- Ingrid Leite Andrade (Representante Discente Suplente)
Comissão de bolsas
- Profª Janaina Roberta dos Santos
- Prof. João Ricardo Neves da Silva
- Prof. Thiago Costa Caetano
- Representante Discente: Giovanna Castro Leitão
- Representante Discente Suplente: Ingrid Leite Andrade
Secretaria
- Gabriel Viana Rennó de Oliveira
- Atendimento presencial: Segunda-feira a Sexta-feira
- Horário de Atendimento: Das 08:15 às 12:15 e das 14:15 às 17:15
- E-mail: prppg.ifq@unifei.edu.br
- Contato: (35) 3629-1843