PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Projetos de Pesquisa

Botões Expandíveis

1) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ – (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Faixa A – Grupos Emergentes). Ensino de Ciências e Matemática mediado por tecnologias: Um estudo sobre inclusão na microrregião de Itajubá.

Coordenação: Profa. Dra. Denise Pereira de Alcantara Ferraz.

2) Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais – FAPEMIG – (Edital 01/2017 – Demanda Universal): Investigação e Caracterização das Construções Metodológicas de Grupos de Planejamento Conjunto Empreendidas por Docentes do Ensino Superior de Ciências da Natureza.

Coordenação: Prof. Dr. João Ricardo Neves da Silva.

3) Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais – FAPEMIG – (Edital 01/2018 – Demanda Universal – Processo APQ – 00239-18 – Registro institucional: 686) – Narrativas digitais e pesquisa: possibilidades metodológicas para investigações qualitativas.

Coordenação: Profa. Dra. Alessandra Rodrigues.

4) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ – (Chamada CNPq Nº 18/2021): A Educação em Ciências e os Processos de Significação sobre a Temática Ambiental: um estudo a partir de parcerias entre escolas, empresas e setores organizados da sociedade civil.

Coordenação: Prof. Dr. Luciano Fernandes Silva.

5) Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo – FAPESP – Educação Ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica (teses e dissertações).

Coordenação: Prof. Dr. Luiz Marcelo de Carvalho.

6) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ – Relatos de Pesquisa em Educação Ambiental: produção de sentidos sobre dimensões políticas do processo educativo.

Coordenação: Prof. Dr. Luiz Marcelo de Carvalho.

7) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ – (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Faixa A – Grupos Emergentes) – Experimentos de Física controlados remotamente como proposta para uma aprendizagem significativa.

Coordenação: Prof. Dr. Mikael Frank Rezende Junior.

8) Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais – FAPEMIG – (Chamada Fapemig 01/2021 – Demanda Universal) – Atividades experimentais e laboratórios remotos: possibilidades e potencialidades para o Ensino de Ciências.

Coordenação: Prof. Dr. Thiago Costa Caetano.

9) Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais – FAPEMIG – (Edital 01/2023 – Demanda Universal): A produção acadêmica em Educação Ambiental no Brasil: o estado da arte de teses e dissertações produzidas entre 1981 e 2023.

Coordenação: Profa. Dra. Danielle Aparecida Reis Leite.

10) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ – O conhecimento matemático próprio da docência na pesquisa em Educação Matemática: a necessária renovação da formação de professore(a)s, tendo em vista a profissão.

Coordenação: Profa. Dra. Eliane Matesco Cristovão

1) Narrativas sobre mídias digitais e redes sociais: um olhar para a educação científica e o letramento midiático na cultura digital.

Coordenação: Profa. Dra. Alessandra Rodrigues.

2) A Abordagem Temática e a Educação em Ciências: possibilidades para a inserção das questões socioambientais na Educação Básica.

Coordenação: Profa. Dra. Danielle Aparecida Reis Leite.

3) Conhecimento Especializado mobilizado por futuros professores na elaboração e implementação de propostas de ensino para a educação básica.

Coordenação: Profa. Dra. Eliane Matesco Cristovão.

4) Science Education through collaborative partnership between school and scientists (Projeto de Colaboração Internacional com a University College London).

Coordenação: Prof. Dr. Newton de Figueiredo Filho.

5) A História da Ciência no Programa Nacional do Livro Didático: efeitos da Base Nacional Comum Curricular nos materiais didáticos do Ensino Médio.

Coordenação: Prof. Dr. Evandro Fortes Rozentalski.

6) Negacionismo, Educação em Ciências e atuação docente: investigando compreensões de professores de Ciências e Biologia.

Coordenação: Profa. Dra. Janaina Roberta dos Santos.

7) Uai, me conta!

Coordenação: Profa. Dra. Jane Raquel Silva de Oliveira.

8) Identidade Profissional Docente e Educação Ambiental: um estudo com estagiários de cursos de licenciatura em ciências da natureza e geografia.

Coordenação: Prof. Dr. Luciano Fernandes Silva.

9) Fatores que Influenciam o Acesso de Mulheres ao Ensino Superior em Áreas de STEM (Science, Technology, Engineering And Mathematics) no Brasil.

Coordenação: Profa. Dra. Mariana Feiteiro Cavalari.

10) Narrativas Digitais na Formação Continuada de Professores de Ciências.

Coordenação: Prof. Dr. Mikael Frank Rezende Junior.

11) Metodologias Ativas na Educação em Ciências da Natureza e Matemática.

Coordenação: Prof. Dr. Newton de Figueiredo Filho.

12) Investigação dos Impactos 3D nos Sistemas Elétricos Brasileiros

Coordenação: Profa. Dra. Cláudia Eliane Da Matta.

13) A formação de sujeitos em Educação Ambiental: o discurso de professores em serviço e de licenciandos da área de Educação em Ciências

Coordenação: Prof. Dr. Wanderson Rodrigues Morais.

Sobre o Curso

Coordenação

COORDENAÇÃO

Profª. Jane Raquel Silva de Oliveira

janeraquel@unifei.edu.br

COORDENADOR ADJUNTO

Profª. Danielle Aparecida Reis Leite

danielle.reis@unifei.edu.br

Conselho

Comissão de bolsas

Secretaria

Rolar para cima
Ir para o conteúdo